sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bahia entra na campanha de doação de órgãos


O Esquadrão de Aço está junto com as Obras Sociais de Irmã Dulce.

Para muitas pessoas, o transplante de órgãos é a única chance de se manter vivo. O procedimento é responsável por acabar com a angústia e devolver a alegria de pacientes e familiares, além de elevar substancialmente a qualidade de vida do transplantado.

Para conscientizar a sociedade sobre a importância do nobre ato de doar um órgão, as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid)  realizarão mais uma edição da Semana do Transplante, de 26 a 28 de setembro, com palestra, shows, sorteio de brindes e arrastão educativo na instituição.

Este ano, o evento - que também marca a passagem do Dia Nacional do Transplante, em 27 de setembro - terá como tema o futebol. Três times baianos – Bahia, Vitória e Ypiranga - toparam o convite da Osid, abraçaram a causa e  participarão com força da divulgação da campanha de doação!
 
“A ideia da campanha é unir duas paixões: o futebol e o ato de doar ao próximo. Queremos chamar a atenção da população para que haja uma percepção maior sobre a relevância da doação de órgãos e consequentemente um aumento de potenciais doadores. A fila de espera ainda é muito grande”, declara a psicóloga da Osid e integrante da Comissão Intrahospitalar de Captação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), Michelle Sampaio. As Obras Sociais Irmã Dulce fazem a captação de órgãos, que são encaminhados para as unidades hospitalares que realizam transplante.
 
Entre as ações das equipes de futebol, jogadores entrarão em campo segurando faixas de apoio à doação de órgãos e de mãos dadas com filhos de funcionários da Osid. A iniciativa vai acontecer nas partidas dos dias 22 de setembro (Vitória x Goiás, às 16h, no Estádio Barradão) e 30 de setembro (Bahia x Botafogo-RJ, às 16h, no Estádio de Pituaçu).
 
Além disso, os atletas gravarão vídeos falando sobre a campanha, que serão postados em redes sociais e sites dos clubes. Os jogadores também doarão camisas dos times para que sejam  rifadas entre os colaboradores da Osid e ainda darão todo apoio a esta importante campanha.
 
Anote aí:

Qualquer pessoa, após avaliação médica do seu histórico clínico e das doenças prévias, pode ser um doador em potencial. É importante também manifestar tal desejo à família, informando, no caso de morte cerebral, a vontade de colocar uma ou mais partes do corpo à disposição de quem necessita de um transplante. É possível doar desde órgãos como coração, pulmão, fígado, rim e pâncreas até córneas, medula óssea, pele e osso.
 
Quem quiser obter outras informações sobre a campanha ou colaborar com as Obras Sociais de Irmã Dulce pode entrar em contato pelos telefones: (71) 3310-1100 / 0800 284 5284

Fonte: Esporte Clube Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário